quarta-feira, 6 de maio de 2015

Carta ao Pai

Oi, pai. Quantos dias. Quantos meses.  Quantos anos perdidos. 

Revirei no armário essa noite e achei nele umas poucas fotos que carregam memórias selecionadas. Borrões, dedos na lente e caretas mostram a liberdade em ser feliz.
A gente parecia bem. Tão unidos. 
O que aconteceu? Um divórcio pode realmente justificar toda essa reviravolta?

E vem de novo aquele sentimento nostálgico ao me deparar com uma realidade que de tão distante mais parece ficção.

Tudo bem, pai.
Queria dizer que apesar dos seus excessos de trabalho,
Da dança do baile de formatura que nunca tive
E do documento que está por ser assinado
Eu não acho que você seja má pessoa

Apenas me perdoe se nossos ideias não caminham juntos

É verdade, pai.
Acho que só com os vídeos foram necessários para você ter ciência total do meu crescimento.
Eu sinto muito mesmo pela história que a gente nunca teve. 

Prazer, pai.
Minhas cores favoritas são as frias, as artes me movem, me sinto frequentemente solitária a noite, gosto de escrever pra me expressar, me apaixonei poucas vezes (mas intensas), ano passado fui em cerca de 5 shows, eu não sei nadar até hoje...
Você sabia?

Obrigada por ligar, pai.
Mas chega uma hora que preciso me acostumar a seguir em frente uma vez que nunca fui incluída em seus planos.

Mas mesmo assim, pai
Vou guardar as poucas fotos que tivemos na mais especial gaveta.
Porque independentemente de onde estivermos ou o que aconteça, nunca vou deixar de te amar.

15 comentários:

  1. Barbara, meus parabéns por esse relato. Foi tocante.
    Eu não sei o que você e seu pai passaram. O que sei é o que um estranho que vê seus vídeos sabe, o básico. Mas com esse seu texto, eu entendi muito mais sobre vocês.
    Obrigada por mais essa experiência, sério.

    ResponderExcluir
  2. Você me fez chorar..
    Obrigada por ter escrito.

    ResponderExcluir
  3. Comovente seu relato Bárbara. Achei bonito a forma que você escreveu a carta; ora magoada; ora delicada .Mas tentando estabelecer um diálogo para o que começou como um monólogo poético. Tentar escrever e expressar as ideias já é libertador mesmo que o destinatário não consiga escutar suas palavras. Parabéns por sua arte !

    ResponderExcluir
  4. Barbara Me Fez Chorar Pois Acho Que Esse Texto Cabe Muito A Mim Também Me Identifiquei Muiito , Pois Acho Que Foi Quase O Que Ouve Comigo, Bom Parabens Pelo Seu Trabalho, Adoro Seus Textos Tanto Quanto Seus Videos.

    ResponderExcluir
  5. Estou arrepiada. Adoro ler o que você escreve.

    ResponderExcluir
  6. Olá Bárbara. Você não me conhece, mas eu te conheço (ou pelo menos menos um pouco mais agora)
    Te acompanho nas redes sociais em geral desde 2013, quando tomei conhecimento de sua pessoa, e sempre soube da existência desse blog (que não é um blog) mas por algum motivo não aparente, nunca tive uma iniciativa para ler. Mas hoje isto mudou, por algum motivo não aparente também, neste sábado de dia nublado na grande Florianópolis-SC, da qual vivo a quase 15 anos desde que deixei o estado de São Paulo, resolvi ler e te conhecer mais.
    Li cada um dos seus textos, do mais velho para o mais novo. Você começou a escrever quando tinha 17 anos (caso minha conta não esteja falha, não sei, sou de humanas), mesma idade que a minha, e senti mais próxima aos seus pensamentos agora. Posso não ser tão madura ou tão inteligente que você, ou talvez eu seja em x e y aspectos, mas não te considero um ser maior do que tu és, te considero e te admito como uma pessoa boa e talentosa da qual você vem se mostrando. E por ler seus textos, sinto que você evoluiu, e você melhor do que ninguém pode afirmar isso. E também sei que, não importa sua idade, o que você faça e pelo o que você passe, nós todos deste mundo seremos sempre pessoas com uma mesma linha de pensamentos, não importa o quanto queremos nos render a eles. Nós queremos fugir dos clichês, mas no final, eles nos pertencem, por isso são o que são.
    Li este texto e fiquei com um aperto no coração, eu não sei exatamente o que acontece com o seu pai (ou o que está por acontecer), e não sei o que aconteceu/acontece com sua mãe, mas posso te afirmar que, com o meu pai falecido, e com uma relação conturbada na minha família, te desejo todo o bem, toda a melhora e segurança deste mundo. Posso não ser sua amiga, te conhecer pessoalmente assim como todos os seus seguidores, mas quando nos identificamos com uma pessoa, nós queremos o melhor dela.
    Adorei o jeito que tu escreves, e por te acompanhar sei que você um dia pretendeu/pretende lançar um livro, e adoraria ler ele com todo o carinho deste mundo. Escrever é uma arte e você sabe fazer isso como ninguém. Quem dera eu ter o dom de escrever de como tenho para ler e entender.
    Separei 4 dos seus textos, os quais me identifiquei com acontecimentos meus, e guardarei eles comigo para ler sempre que quiser me sentir representada e compreendida.
    Sucesso Bárbara, estarei sempre aqui acompanhando você ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisa, não sei expressar o quanto a sua mensagem me tocou... É quase como se fossem palavras vindas de uma pessoa amiga, mesmo. Obrigada <3

      Excluir
  7. Nossa, Babs, não sei exatamente o que você passou, mas sinto que muito do que você escreveu se aplica a mim, apesar de eu ter meu pai por perto, ele é completamente ausente. Meu olhos se encheram de lágrimas lendo esse texto, você tem um dom pra escrever incrível. Queria ter esse mesmo jeito com as palavras que você tem, porque acabo guardando o que gostaria de dizer e fica tudo engasgado, o copo vai enchendo e uma hora transborda. No fim pra expressar o que eu preciso acabo usando as palavras de outras pessoas. Graças aos deuses o teatro cruzou a minha vida e tornou as coisas um pouco mais fáceis de lidar.
    Obrigada por tudo e você merece o que há de melhor, de verdade. Você é uma pessoa maravilhosa e muito talentosa. Lembre-se de ser forte quando seus planetinhas forem destruidos e que você sempre pode pegar um nave e ir para os outros milhões de planetas existentes.
    Beijinhos e gratidão

    ResponderExcluir
  8. Você sabe escrever como ninguem,gostaria de escrever assim,mas por em quanto apenas escrevo e não faço as pessoas se comoverem a esse pinto.

    ResponderExcluir
  9. Meus olhos encheram de lágrima. Um abraço apertado.

    ResponderExcluir
  10. Aqueles momentos em que meus olhos se enchem de lágrimas. E eu não sei ao certo se foi pelo que você passou ou pelo que eu não passei.
    Talvez seja tudo isso misturado. Somado com o que passei e com o que não me permiti sentir. Mas eu não fui a única que me privei.
    Me privei de tristezas, mas fui privada de momentos.
    E submetida a outros.
    Não sabia ao certo se isso me abalava.
    Agora eu sei.
    Achei que o que tinha em comum com você era alguns gostos culturais. Mas talvez seja a rejeição.
    No meu caso querendo ou não, de alguém que foi importante pra mim.
    E que nem se dá o trabalho de lembrar.

    Obrigada Bárbara.

    ResponderExcluir
  11. Mds esses textos um mais lindos e ao mesmo tempo tão expressivos, continue escrevendo assim babs pq eu amo cada um deles <3
    bjs com muito amor, Cool.

    twogeeksfriends.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Me fez chorar de emoção. Obrigada por esse breve momento de prazer, continue fazendo o que faz.

    ResponderExcluir